O que é sustentabilidade?

Existem muitos pontos de vista diferentes sobre o que é sustentabilidade e como ela pode ser alcançada. Ser sustentável é manter algo que pode ser sustentado, ou seja, algo que é capaz de ser continuado.

Hoje em dia, devido aos problemas ambientais e sociais que a sociedade enfrenta, a sustentabilidade é comumente definida como os processos e ações por meio dos quais a humanidade evita o esgotamento dos recursos naturais. Isto é influenciado pela forma como as sociedades se organizam para manter um equilíbrio ecológico para que a qualidade de vida da sociedade não diminua.

pessoa segura muda de planta e um punhado de terra com as duas mãos

Desta forma, podemos dizer que a exploração de recursos, operações de manufatura, direcionamento de investimentos, desenvolvimentos tecnológicos, distribuição de riquezas, mudanças institucionais, entre outros, estão sendo sustentáveis ​​se não prejudicarem os serviços ecossistêmicos e se permitirem a qualidade de vida da sociedade.

Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: qual é a diferença?

globo de vidro quebrado com uma pequena árvore dentro

As visões de sustentabilidade parecem ter um foco mais forte no momento presente e em manter as coisas acima de um determinado nível. Já o desenvolvimento sustentável está mais voltado para uma visão de longo prazo

Significa que a humanidade deve satisfazer suas necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de fazer o mesmo. Junto com ele também vem uma ideia de progresso social e um aumento na qualidade de vida.

Princípios de sustentabilidade: os 3 pilares da sustentabilidade

A sustentabilidade é composta por três pilares: economia, sociedade e meio ambiente. Esses princípios também são usados ​​informalmente como lucro, pessoas e planeta.

Ao mesmo tempo, consumidores e cidadãos ficaram insatisfeitos com os danos de longo prazo (tanto na distribuição de riqueza quanto no meio ambiente) causados ​​pelo foco corporativo nos lucros de curto prazo. Isto transformou a sustentabilidade em um conceito capaz de arruinar a reputação e os lucros de uma empresa. 

Existe sustentabilidade na gestão de resíduos?

exemplos de sustentabilidade gestão de resíduos

Uma fábrica que cuida bem de seus resíduos industriais e não os joga em rios ou terrenos próximos está agindo de forma sustentável. Na verdade, esta fábrica é responsável por evitar os custos de curto prazo de descarte prejudicial que poderia ter danos ambientais caros e impactantes de longo prazo.

Ao mesmo tempo, empresas que buscam alternativas de embalagens menos poluentes também são bons modelos de sustentabilidade a serem seguidos. Como os plásticos poluem os mares e prejudicam os ecossistemas e a biodiversidade, é uma boa ideia que as empresas invistam em novos designs que permitam que os produtos sejam mais resistentes e até mesmo refeitos.

Os plásticos e a sustentabilidade

Os plásticos contribuem positivamente para os três pilares da sustentabilidade pelo seu potencial de economia de energia, reciclabilidade e opções de recuperação de energia. Socialmente, a indústria de plásticos é um empregador importante.

O plástico desempenha um papel importante em prover e fazer a manutenção da qualidade, conforto e segurança dos estilos de vida modernos. Sua impressionante proporção entre custo e desempenho também significa que pessoas de todos os grupos de renda podem desfrutar desses benefícios.

A conexão entre oferta, demanda e sustentabilidade

sustentabilidade
Close up of crystal globe resting on grass in a forest – environment concept

Exemplos de sustentabilidade: uma visão de longo prazo

A sustentabilidade incentiva as pessoas, a política e as empresas a tomar decisões com base no longo prazo. Dessa forma, atuar de forma sustentável abrange um quadro temporal de décadas (ao invés de alguns meses ou anos) e considera mais do que o lucro ou prejuízo envolvido. A seguir, veja exemplos de sustentabilidade, dentro da indústria.

Sustentabilidade em tecnologia

O uso de dispositivos eletrônicos cresce a cada dia. No entanto, esses dispositivos são feitos de minerais terrestres extraídos pela indústria de mineração. A mineração pode ser uma indústria muito poluente e o desenvolvimento de novos locais certamente tem um impacto no desmatamento.

Portanto, ser sustentável na área de tecnologia tem muito a ver com o uso de seus dispositivos por um longo período, apesar de ter novos aparecendo o tempo todo. Trata-se também de garantir que você os descartará de maneira responsável, pois podem ser muito poluentes se não forem manuseados de maneira adequada.

Em breve, a sustentabilidade em tecnologia também será sobre como as (principalmente) baterias de íon-lítio de carros elétricos e painéis solares serão descartadas. As empresas que se concentram na reciclagem dessas baterias e na construção de produtos cujo carro principal seja mantido e substituído por uma bateria nova também estarão na vanguarda.

Sustentabilidade no transporte

exemplos de sustentabilidade transporte


Um relatório do IPPC diz que 14% de todas as emissões de gases de efeito estufa vêm dos transportes e a maioria se deve aos automóveis de passageiros. Sim, ao contrário do que muitos acreditam, aviões, navios cargueiros ou mesmo caminhões não são os principais responsáveis ​​pelas emissões de CO2 e são os carros que podem assumir grande parte da culpa. Portanto, a menos que alguém esteja dirigindo um carro com 4 ou 5 passageiros, use transporte público, especialmente trens, mas também ônibus, são escolhas mais sustentáveis. E se alguém puder simplesmente caminhar ou andar de bicicleta, seria ainda melhor.

Hoje, existem soluções ainda mais sofisticadas para reduzir a poluição causada pela movimentação. A popularidade e o desenvolvimento da indústria de alternativas como carros elétricos (ou mesmo carros a hidrogênio) ou scooters elétricas estão crescendo. Ao mesmo tempo, soluções como a carona solidária, em que os motoristas podem esvaziar os carros e economizar dinheiro (e poluição), são ótimas alternativas. Sem falar que mais empresas estão deixando seus funcionários trabalharem em casa ou remotamente, o que permite economizar também a quantidade de quilômetros percorridos.

Sustentabilidade na indústria de alimentos

Uma empresa que tenta cultivar suas safras não usando (ou usando poucos) pesticidas tóxicos e se concentra na agricultura orgânica e nas práticas é certamente menos poluente. Se paga salários justos aos seus funcionários e consegue ser competitiva no mercado, então está sendo responsável no que diz respeito ao lucro, às pessoas e ao planeta.

Cidades sustentáveis: o que significa ser uma cidade sustentável?

prédio com várias plantas, cidade sustentável

Cidades sustentáveis ​​podem ser consideradas cidades com forte desempenho social, econômico e ambiental. Eles têm boas pontuações quando se trata de poluição do ar, disponibilidade de transporte público, número de pessoas instruídas e empregadas, porcentagem de espaços verdes, consumo de energia ou acesso a água potável.

As cidades sustentáveis ​​devem estar mais bem preparadas para enfrentar os desafios das áreas urbanas à medida que a sociedade se desenvolve e os eventos de mudança climática se tornam mais frequentes e intensos.

Sustentabilidade não é suficiente: precisamos regenerar

um adulto segura mão de uma criança que uma pequena árvore

A sustentabilidade está sendo usada como um conceito que tenta reduzir os danos causados ​​pelo uso excessivo de recursos naturais, porém isso não é suficiente. Além de causar menos danos ao meio ambiente, é preciso aprender como usar a saúde dos sistemas ecológicos como base e fazer inovações que ajudem na regeneração dos ecossistemas.

A natureza não está a serviço da humanidade e ela não pode ser controlada para as pessoas satisfazerem seus prazeres e necessidades. Em vez disso, somos parte da natureza. Não podemos existir separados nem somos superiores a ela.